O PIB potencial pode ser definido como a capacidade de oferta de uma economia (representado no gráfico pela linha azul), Ou seja, a capacidade produtiva instalada da economia. Também pode ser definido como a capacidade de crescimento da economia sem causar pressões inflacionárias. Se a economia crescer além do PIB potencial, teremos um desequilíbrio entre oferta x demanda o que acarretará um possível pressão inflacionária.
O PIB efetivo (representado no gráfico pela linha vermelha, é o valor total dos bens e serviços finais produzidos no país durante um determinado período de tempo, sendo o PIB oficial do país.
O Gráfico abaixo está disponível no site do IPEA e demonstra o comparativo entre o PIB potencial e o PIB efetivo.
- Quando a linha vermelha (PIB efetivo) estiver acima da linha azul (PIB potencial), mostra que a economia está operando acima da capacidade, em territórios de distorções, representando uma econômica muita aquecida. Os reflexos desse cenário é a inflação e aumento dos juros.
- Quando a linha vermelha (PIB efetivo) estiver abaixo da linha azul (PIB Potencial), mostra que a economia esta operando muito abaixo da sua capacidade, gerando excesso de estoque e desemprego.
No gráfico os períodos 2008/2009 e 2014/2015 o PIB efetivo fechou acima do PIB potencial, significando que economia estava operando acima da sua capacidade o que resultou um movimento de ajuste na economia.(Recessão). Bom, se houve uma ajuste na economia, vamos olhar parra a Bolsa de Valores também nesse período.
- 2008/2009 - Em Abril de 2008 a bolsa estava quase na faixa de 70 mil pontos e foi para 35 mil pontos. ( Claro que esse ano também não podemos esquecer da crise americana do subprime).
- 2014/2015 - Em Agosto de 2014 a bolsa estava na faixa de 55 mil pontos e foi para 40 mil pontos)
Portanto, olhar para a evolução do PIB potencial e PIB efetivo, deve ser uma tarefa importante de acompanhamento para tentar prever possíveis crises econômicas.